segunda-feira, 18 de agosto de 2008

As atitudes corretas e incorretas na sociedade

O termo ética vem to grego ethos, que significa caráter, modo de ser da pessoa. A ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta do ser humano, para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social para ninguém sair prejudicado.
Cada ser humano tem um senso ético, como uma “consciência moral”, sabendo avaliar suas ações para ver se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
A ética começou a ser estudada pelos gregos há 25 séculos. Cada sociedade tem seu tipo de ética. Por exemplo, em um determinado país, sacrificar animais para pesquisa e rituais religiosos pode ser ético. Já em outro país, isso é um desrespeito para com os princípios éticos.
Existem fatos que para alguns é ético já para outros não. Podemos pensar nos animais clonados, alimentos transgênicos, a eutanásia, o aborto, a prisão perpétua ou a pena de morte.
Como a ética ajuda na boa conduta do ser humano, conseqüentemente, age também na melhoria do meio ambiente. Se existem indústrias que soltam poluentes em rios, carros que emitem gases poluentes, empresas que não produzem ou fazem uso de materiais biodegradáveis estão agindo de forma errada, ou seja, antiética, pois além de prejudicar o meio ambiente, estão causando conseqüências graves na saúde das pessoas.
Na política, a ética atua de vários meios. Um político é aquele que cria leis para beneficiar sua população. Assim, ele será ético. Um deputado que cria leis que não beneficiam a sociedade ou para ter proveito próprio é considerado antiético.
A ciência também se utiliza da ética. Por exemplo: na robótica, a principal lei ética é que um robô jamais deve ser projetado para fazer o mal. Na biologia, um assunto polêmico é a clonagem. Pela ética, ela só deve ser praticada no controle de animais e plantas, somente para estudos biológicos.
Dessa forma, a ética encontra-se em várias áreas. Também não podemos nos esquecer que ela se faz presente na empresa, na educação, nos esportes e, porque não dizer, no jornalismo.
Junto com a ética, podemos transformar o Brasil num país melhor de se viver, acabando com a desigualdade social. Assim, a economia irá crescer, excluindo com as leis incompetentes e com a corrupção. Não importa a etnia do ser; o importante é que o indivíduo seja ético.



Júlio Cezar Nascimento, 25, 8ª B

4 comentários:

- Brunaa ♥ disse...

eu achei muito criativo esse texto
parabens julio cezar vc é muito inteligente....espero ser como vc um dia...

beijinhuuuss

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Melhor que esse texto não existe.....
Parabens Júlio Cézar...
Ninguem pode fazer melor do que isso...

Seguidores